Schoenstatt

Schoenstatt

domingo, 14 de setembro de 2014

Círculo Bíblico


1o PASSO: Um fato da Vida que nos faz pensar

Jesus pergunta pelo assunto da conversa daquele casal. (Lc 24,13-24)
Nós também vamos partir de uma situação que nos preocupa e nos faz pensar. Duas ou três perguntas são feitas para facilitar a troca de idéias em torno do assunto da vida. É para remexer o terreno que vai receber a semente da Palavra de Deus. Serve também para despertar a semente da Palavra de Deus que já existe dentro do terreno da nossa vida. Este fato da vida busca relacionar os círculos com os assuntos presentes no Guia do Líder da Pastoral da Criança. Por isso mesmo é bom fazer o encontro tendo lado a lado a Bíblia e o Guia do Líder.
O que é um Círculo Bíblico?

O Círculo Bíblico é uma reunião de pessoas. Para que ? Para refletir sobre as coisas da vida da comunidade: sua situação, seus problemas, suas conquistas ... Como ? Usando a Bíblia como espelho da vida. A Palavra de Deus será a luz para alumiar os passos do grupo. E depois ? Depois cada membro do grupo vai descobrir o novo passo que é chamado a dar, vai descobrir com outras pessoas o que vão fazer juntos.

O que fazer para o Círculo Bíblico funcionar bem?
Não existe regra marcada para isso. Mas há certas coisas que são muito importantes levar em consideração. Vamos lembrar algumas delas:
1. Os que vão participar da reunião, devem, antes de tudo, querer. Se não tem boa vontade, não tem Círculo Bíblico.

2. Na reunião, todos devem participar: ouvindo, pensando,, falando, partilhando. Cada um pode e deve ajudar os outros com uma palavrinha, uma idéia. E cada um aprende dos outros também.

3. Receber bem cada pessoa que vai à reunião. O Círculo Bíblico é uma reunião de irmãos e irmãs. Mesmo que a discussão fique séria, no fim todo mundo deve continuar em paz com os outros. Círculo Bíblico é para unir e não para criar desunião. Acolher bem, principalmente quem é novato no grupo.

4. Distribuir as tarefas. No Círculo Bíblico é preciso uma pessoa para ler, outra para dirigir e animar o grupo, outra para fazer as orações. O dirigente não é aquele que faz tudo sozinho. Todos devem participar. De tempo em tempo é bom mudar o dirigente, os leitores e as pessoas encarregadas das outras tarefas.

O que acontece num Círculo Bíblico ?
O Círculo Bíblico tem três partes distintas:

a) Reflexão sobre a vida;

b) Leitura da Bíblia;

c) Reflexão sobre a vida e sobre a Bíblia.

No meio dessas três partes, tem hora de rezar, de refletir, de cantar, de fazer perguntas, de falar, de ouvir, de responder ...
O grupo que reflete junto vai descobrir na vida e na Bíblia muitas riquezas. Essas riquezas devem ser aplicadas na própria vida e na vida do grupo ou da comunidade. Não esqueçamos que a palavra de Deus é exigente e pede ação: "Felizes os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática"... (Mt 7,24)

"...24 Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha..."

CARÁTER MISSIONÁRIO DO CÍRCULO BÍBLICO:

O Círculo Bíblico é essencialmente missionário. 
Pelo fato de ser realizado na residência de um paroquiano, 
este se sente a vontade de convidar algum vizinho ou parente de modo especial que esteja um pouco afastado da Igreja ou do próprio Deus. 

Não deve existir Missão dentro da própria Paróquia; Lembremo-nos que Jesus sempre enviou seus seguidores e a Ele próprio a irem junto ao povo, em busca do povo. Desta forma, o Círculo Bíblico deve ser feito nas casas de cada participante (sempre que possível, de casa em casa). Convidando aos vizinhos e amigos a participarem das reuniões. 


Cada Círculo deve assumir a sua responsabilidade social-evangelizadora em meio a sua comunidade local, levando a Igreja, como pequenas Capelas, no meio do povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário